Festa Bela e a Fera

Conhecer o tema escolhido ajuda a montar a decoração da festa, seja ela simples ou não. Unindo a beleza e o lúdico vamos criando um cenário que nos remete ao tema, usando cada detalhe para nos colocar dentro da história. Então vamos lá… o tema da Bela e a Fera é um conto de fadas francês (1740), e que apesar de ter mais de 250 anos ele nos encanta até hoje trazendo questionamentos sobre o comportamento humano, e também ensinamentos positivos, como enxergar além das aparências, a não ser narcisista, e que o amor é transformador!

Desde os 3 anos de idade quem escolhe o tema é a minha Manu, consigo influenciar pouco na decisão dela, e dessa vez ela quis uma festa da Bela e a Fera para o seu aniversário de 7 anos. Essa foi a única vez fizemos a festa num buffet para poucos convidados, já que era um desejo dela há algum tempo; mas eu particularmente prefiro fazer as festas em casa!

bela e a fera 1

A decoração escolhi a que vem inclusa no pacote do buffet, mas ainda assim eu quis dar meu toque pessoal e me destacar da multidão que usa a mesma decoração e tem a mesma foto de buffet, então fiz o centro de mesa, a mesa de doces, o bolo fake e as rosas gigantes. Assisti ao filme (desenho Disney) algumas vezes para conhecer melhor os personagens. Dessa forma alguns deles ganharam vida nos itens de papelaria para a decoração da mesa de guloseimas, como o porta bombom da Bela, o tubete do Candelabro e a caixinha surpresa do Relógio, feitos pela Engenho de Papel.

Essa foi a mesa de doces que montei para minha princesa Manu! Antes que perguntem, não trabalho com decoração, mas vou dizer como fiz. Para a mesa de doces comprei o totem (meio busto) da Bela no Mercado Livre com altura de 60 cm, mas acho que poderia ter sido maior (uns 80 cm) já que a mesa do buffet tinha um metro de diâmetro. A saia foi de tule amarelo, usei aproximadamente 8 m para dar umas duas voltas para esse tamanho de mesa. Minha mãe passou lastex em toda a volta, o que facilitou na hora da montagem. Sobre a mesa, e como forro da saia, usei TNT amarelo.

Na decoração de mesas é comum mesclar itens que são personalizados e outros que não são. No caso da festa da Bela e a Fera, as rosas douradas comprei na Loja Santo Antônio, onde sempre tem novidades e preços justos. Essa loja é um show à parte, tem gente que vem de outros estados e cidades só pra fazer umas comprinhas lá. E agora ela já tem loja virtual, mas nem todos os produtos da loja física estão disponíveis lá, pelo menos por enquanto.

bela e a fera 6

Dentro dessas caixinhas coloquei uma pulseirinha de pérolas, que eu mesma fiz, usando lastex, pérolas nº 6 e um pingentinho. Os itens para a montagem da pulseirinha comprei na 25 de Março (SP), mas também é possível encontrar em lojas virtuais. Também fizemos as rosinhas de bicho de pé usando molde de silicone, as folhinhas verdes moldamos à mão. O molde e a embalagem também foram comprados Loja Santo Antônio. Aquele que parece um buquet ao lado da Bela são marshmallows amarelos no palito.

O bolo fake eu fiz usando duas bases de isopor redondas e decorei com pasta americana amarela. As rosinhas do bolo, também são de pasta americana, e modelamos com o mesmo molde de silicone que usamos para moldar os docinhos de bicho de pé da mesa de doces.

Os bonequinhos do bolo eu fiz de biscuit, na verdade eu ia comprar, mas infelizmente deixei para cima da hora e não dava tempo de encomendar (tive que improvisar). A vela já comprei com a borda dourada e no meio colei meia pérola com cola de silicone líquida.

O centro de mesa foi a “Rosa Encantada”, certamente esse elemento não pode faltar numa festa da Bela e a Fera. A cúpula de acrílico comprei no Mercado Livre, essa é a grande e tem 19 cm de altura. A rosa é de tecido e compramos na 25 de Março, escolhemos uma de tamanho proporcional à cúpula (nem muito grande e nem muito pequena).

Furei a base da cúpula com ferro de solda e encaixei o “caule” da rosa, embaixo enrolei o excesso e colei com cola quente. Usei uma rosa para cortar as pétalas e colar na base. Por fim, usei tinta de tecido cristal com glitter para dar um toque de magia! A dica é diluir um pouquinho da tinta com água e usar um pincel de cerdas duras e o dedo mesmo para “espirrar” na rosa, dessa forma ficaram gotinhas de brilho!

OBS.: Cuidado para não deixar nada ao redor durante esse processo, pois vai sujar um pouco! Ah, tentei usar borrifador, mas logo entupiu com o glitter.

bela e a fera 3

Para quem ama colocar a mão na massa ou quer economizar, o DIY (faça você mesmo) de flores gigantes é uma “mão na roda”! Essas flores fazem toda a diferença na decoração da festa da Bela e a Fera. Essa rosa gigante na foto eu fiz baseada no vídeo que assisti da Andreia Faleiros (existem vários outros mas esse foi o que me identifiquei mais). Ao invés de usar EVA, como no vídeo, usei papel duplicolor vermelho (180 g) que comprei na Kalunga. Recortei as pétalas “a olho” mesmo, já que elas não precisam ter um formato regular, e colei com cola quente. Um pacote vem com 20 folhas de 48 x 66 cm e fiz duas rosas de aproximadamente 70 cm de diâmetro.

O resultado é maravilhoso! Mas para quem realmente não tem tempo ou não gosta de manualidades também tem essas rosas a venda. Você pode encontrá-las no Elo7 de diversos tamanhos, materiais, modelos, cores e preços.

bela e a fera 4

Ah, a Bela e o Príncipe compareceram e foi lindo demais (personagens da Fábulas e Contos), a Fera não foi porque a Manu tinha medo! Compramos rosas artificiais de tecido e combinei com eles que as distribuíssem para as crianças durante a apresentação. Teve a coroação da Manu e depois ela entrou com o príncipe pelo tapete vermelho para cantar o parabéns. Foi simplesmente mágico!


Espero que possam se inspirar com nossas ideias. Porque festejar a vida é o que importa!

Keh Marcos

Engenho de Papel – Scrap Festa
Rosa dourada e outros itens – Loja Santo Antônio
Papel duplicolor vermelho – Kalunga
DIY Rosa gigante – Andrea Faleiros
Comprar Rosa gigante – Elo7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.